Empresário cria coworking na periferia para ajudar empreendedores locais
O empresário Alexandre Rodrigues abriu um coworking em Ferraz de Vasconcelos, região Metropolitana de São Paulo. O espaço tem 100 metros quadrados e conta com 10 estações de trabalho, além de outras facilidades. O objetivo é atender pequenos empreendedores da periferia que precisam de um espaço para trabalhar o proprio negócio.
O mercado de coworking segue crescendo a cada ano no Brasil. A quantidade de espaços compartilhados aumentou 63% entre 2019 e 2023. A chegada desse tipo de negócio nas periferias ajuda empreendedores como a Vanessa de Lima que, há um ano, abriu uma empresa de contabilidade. Ela começou trabalhando em casa, mas não estava satisfeita com a rotina e, há dois meses, decidiu levar o negócio para o espaço do Alexandre. Para o pequeno empreendedor da periferia, o espaço de trabalho compartilhado pode ser uma boa opção de custo-benefício.
Em comparação com um aluguel de uma sala comercial na região, a economia pode ser de mais de 50%. O coworking oferece planos mensais que custam a partir de R$ 750, mas também trabalha com aluguel por hora, a partir de R$ 50.
Para a Camila Romão, que é empreendedora digital e não precisa de um espaço fixo, o coworking funciona como um local para receber clientes e fazer reuniões. Desde agosto, ela aluga o espaço, que fica bem pertinho da casa dela. A empreendedora hoje cuida das redes sociais de 10 empresas e tem uma rotina agitada. Em uma parte do dia, Camila trabalha em casa, além de ir até os clientes para fazer a captação de fotos e vídeos. No coworking, além de poder receber clientes, a empreendedora tem acesso à tecnologia, que é essencial para o trabalho dela.